.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Exposição de Abril

ROSA VAZ
"AFRICANIDADES E O UNIVERSO DA MULHER"
Exposição de Pintura e Pintura Cerâmica
Nasceu em Malange, Angola. Vive e trabalha em Braga. Desenvolve trabalho nas artes plásticas e poesia, bem como na promoção de várias actividades culturais, principalmente na área da Lusofonia em Angola.
Membro de várias associações culturais e de apoio Sócio/Cultural e Humanitário entre elas, a Associação de Escultura e Arte Contemporânea de Vila Nova de Famalicão, a O.N.G.D. Engenho e Obra, em Braga, a Casa de Angola no Minho/Braga. Vive em Braga. É artista do projecto ARTÁFRICA da Fundação Calouste Gulbenkian. Participou num vasto conjunto de exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro.

Representada em várias colecções particulares, públicas e Instituições

"O Artista como criador e intelectual deve procurar transpor o imediato, o óbvio para que nas suas obras, nos seus desempenhos, brotem os sorrisos escondidos, os olhares esquecidos, as vozes caladas, as vontades amarradas e tantas vezes caladas por quem implanta aqui e acolá as suas certezas intocáveis, apagando insensivelmente os sonhos de qualquer criança em nome de uma obstinada caminhada para a globalização onde cada vez mais ser diferente é uma “ameaça” corajosa, que nos deve levar a ter força, a dignidade de caminhar em pé, de cabeça levantada carregando o mastro da nossa identidade, das nossas vivências e matrizes que nos definem e nos iluminam.Nas minhas obras, revivo na temática urbana todos estes contrastes evidentes da sociedade que me rodeia, e projecto-os nos reticulados constantes da vida do corre-corre diário, nas linhas divagantes das construções irreverentes e angustiantes onde muitas vezes o Homem é só mais uma peça de arrumação temporária esvaziado de sensações puras e livres que lhe adormecem as memórias e os sonhos...Atenta ao que me rodeia faço um percurso persistente, batalhador, onde procuro registar as inquietudes e emaranhados labirínticos próprios desta sociedade frenética, caótica... Tenho uma necessidade permanente de uma viagem emocional, onde me cruzo com as memórias, com os cheiros de África que me embebedam de saudades das cores fortes, do cheiro do mar, do anoitecer macio, dos rostos e gestos sorridentes, daquelas cores terra que por entre as janelas da cidade cinzenta eu exalto, eu construo em cada pedaço de espaço, em cada olhar que registo num tempo sem fim, num tempo infinito... porque, - Pintar é escrever o mistério da imaginação!"

Rosa Vaz