.

domingo, 10 de maio de 2009

Reportagem LIFECOOLER

Space Feng Shui – Braga em equilíbrio
Reportagem da jornalista Andreia Fernandes Silva
Tratamentos de bem-estar e saúde num espaço que une a arte e o bom gosto a uma filosofia de vida assente numa atitude positiva e uma consciência de que tudo tem o seu lugar.
Os princípios orientais enquadram o espaço, cuidadosamente organizado para que a energia circule em harmonia. “Esta é uma filosofia de vida que tem como objectivo aproveitar os elementos que nos estimulem e façam bem”, explica Raquel Pinho, a responsável pelo Space Feng Shui, em Braga. “Há muito tempo que queria apostar num projecto onde a saúde e o bem-estar estivessem presentes”, acrescenta a também psicóloga, para quem “este é um espaço singular, muito marcado pelos cheiros, música e cultura”.
O Space Feng Shui é um projecto que integra áreas complementares. Primeiro tem uma zona dedicada à moda, com destaque para as roupas de Dora Guimarães, joalharia da marca Otazu, as pixelbag da marca Ivo Maia Designers, o artesanato urbano de Flastik e as peças de autor de Abílio Matias. Depois surge um cantinho do chá e uma área dedicada a óleos e aromas. Em simultâneo, é um espaço que se dedica ao culto do corpo.
Massagens, envolvimento de algas, chocoterapia, cafeterapia, canelaterapia juntam-se a sessões de drenagem linfática, acupuntura, reflexologia, auriculoterapia, só para citar algumas das inúmeras propostas a que se juntam tratamentos estéticos como limpeza de rosto ou fotodepilação.
O corpo em harmonia
Feng Shui é uma técnica chinesa que tem como filosofia a integração equilibrada do homem no espaço. A ideia é potenciar a felicidade através de princípios básicos que têm a missão de fazer circular a energia. Na verdade, Feng Shui significa vento e água. Estes são dois dos elementos essenciais para uma existência estável e em sintonia, uma vez que representam fluxos de energia, imprescindíveis ao bem-estar.
Para os adeptos desta arte milenar a mais-valia está nas orientações muito precisas que nos são dadas: seja para a organização dos lugares em que nos movimentamos e vivemos, seja na criação de condições para o acesso à plenitude física e emocional. Este modo de vida possibilita, através da disposição dos objectos e do estilo de vida, tirar partido da energia que existe na Natureza.
No Space Feng Shui todos estes elementos foram integrados no ordenamento das diferentes valências. A parte mais exposta é a loja de roupa, segue-se a zona do balcão que faz ligação ao recato das salas de tratamento e gabinetes. Pelo caminho há duas mesas e bancos altos para relaxar enquanto prova um dos inúmeros chás ali comercializados e preparados a preceito de acordo com as características de cada infusão. No balcão existe um samovar (utensílio de origem russa usado para servir infusões) onde há sempre um reconfortante miminho, como por ali chamam ao chá.
Poucos passos depois situa-se a zona de galeria, actualmente com trabalhos de Rosa Vaz, apesar de em todo o espaço se encontrarem móveis e objectos em exposição e que podem ser comprados, tal como o papel de parede. “Somos uma montra permanente”, acrescenta Raquel Pinho que viu na parceria com um grupo espanhol, que está a dar o apoio comercial, o clique para a concretização de um projecto “muito sonhado”.
2ª Parte - Space Feng Shui
O conceito de negócio, e que pode ser adaptado a outras cidades, insiste no estabelecimento de parcerias com os vizinhos. Por isso quem faz tratamentos no Feng Shui poderá beneficiar de descontos nesse dia no cabeleireiro Glamour, situado ali perto ou adquirir produtos da A2, uma loja de design também nas imediações. Altas vibrações
Se a preocupação do Space Feng Shui é com o bem-estar, uma das formas de contornar o corre-corre do dia-a-dia passa pela experiência anti-stress, um conjunto de tratamentos cujo único requisito é estar preparado para deixar de lado as inquietações e deixar fluir as energias positivas. Algo que acontece desde logo com o envolvimento com aromaterapia, seguido de uma massagem relaxante. No final recebe-se um miminho de paz, um reconfortante chá.
De modo a potenciar os resultados alguns tratamentos sugeridos neste espaço incluem sessões de power plate, um aparelho de fitness que funciona através de movimentos mecânicos.
O power plate trabalha através de vibrações (mais ou menos fortes) que actuam sobre determinadas áreas do corpo, dependendo da postura e posição que a pessoa assume em cima de uma placa que permite o desempenho de uma infinidade de exercícios com vista a trabalhar todos os grupos musculares. Apesar da aparente passividade: apenas nos colocamos em cima do estrado numa posição e a força das vibrações faz com que os músculos sejam trabalhados com intensidade. Na verdade, a cada oscilação o músculo ora contrai ora alonga, proporcionando um trabalho localizado nas áreas do corpo certas. A eficácia é superior a um trabalho de fitness normal, uma vez que o power plate mexe com mais de 90 % dos músculos.
Entre as vantagens deste aparelho está o aumento da massa muscular e da força, mas também o estímulo na produção de endorfinas, substâncias essenciais no combate ao cansaço. É útil na redução de dores musculares, da celulite, na tonificação da pele, proporciona ganho de flexibilidade e até permite aumento da produção hormonal. Em termos fisioterapêuticos pode prevenir a degeneração óssea.
Por isso, duas boas sugestões para retemperar o equilíbrio são: a experiência Space Beauty, um tratamento com direito a exercícios de power plate, esfoliação, envolvimento de algas e um momento de chá, no final ou a opção anti-celulite que também inclui a passagem pela máquina milagrosa e um envolvimento em chocolate. Todos os tratamentos incluem no dia um desconto de 5% em produtos à venda no Space Feng Shui. "